Se você quer começar a estudar filosofia, mas não sabe por onde começar, não precisa mais esperar pelas cartas de uma misteriosa professora, como Sofia Amundsen, do best-seller “Sofia’s World”.

Como começar a ler Platão?

Como começar a ler Platão?
image credit © keepcalmandposters.com

A primeira dica que dou é fazer uma introdução ao autor ou tema antes, durante ou depois da leitura da obra. Compreender aspectos históricos e biográficos é interessante, porém, uma obra filosófica exige mais do que isso. Existem diálogos, conexões e críticas que nem sempre são explícitas.

Por que ler a República de Platão? No livro, Platão desenvolve a ideia da imortalidade da alma e sua relação com o conhecimento, dando continuidade à teoria da reminiscência socrática.

É muito bom que você esteja interessado em estudar Platão. No entanto, a menos que você seja um gênio autodidata, pode não ser bom para você começar lendo diálogos diretamente (e secamente).

Quais os livros básicos da filosofia?

Os melhores e mais lidos livros de filosofia

  • Sofia’s World, de Jostein Gaarder. Você gosta de romance? …
  • Assim falou Zaratustra, de Friedrich Nietzsche. Se o título já tem um nome complicado, o conteúdo não é diferente. …
  • Crítica da Razão Pura, de Immanuel Kant. …
  • A Utopia de Thomas More. …
  • Ética para NiComaco, de Aristóteles.

Como entender um livro de filosofia ?. 10 dicas para ler a filosofia – Não tenha pressa A melhor maneira de entender a filosofia é com as doses homeopáticas. Não pense em quantidade, mas em profundidade. Ler a página de um romance pode demorar um minuto. Uma folha de um livro de filosofia deve ser lida com mais calma.

Qual é o livro mais importante de Platão? A obra mais famosa do filósofo grego Platão, A República, é um diálogo socrático escrito no século IV aC e dividido em dez livros.

Quais são as disciplinas do curso de filosofia?

Qual seria a contribuição da filosofia para a humanidade ?. A filosofia é muito importante para nós, embora muitos não saibam sua importância. Ajuda-nos a desvendar os mistérios e histórias da nossa existência e a compreender o porquê e a razão fundamental de tudo o que existe. … Da Filosofia vem a ciência que é o conhecimento científico por sua própria natureza.

Qual é o valor de uma Faculdade de Filosofia ?. A mensalidade do curso de Filosofia varia em torno de R $ 1.200,00, podendo variar de acordo com a instituição de ensino escolhida pelo aluno. Ao final do curso de graduação, o aluno terá um gasto total equivalente a R $ 57.600,00.

O que é Filosofia e para que serve ?. A filosofia lida com o conhecimento e o pensamento de forma abstrata, crítica e conceitual. … A filosofia é uma forma de pensar para se desdobrar. Conceptualmente e abstratamente, a Filosofia frequentemente valoriza um rigor metodológico semelhante ao rigor científico.

O curso tem duração média de quatro anos e você pode ministrar em sala de aula ou a distância (EAD). Além disso, existem opções de bacharelado e bacharelado. A Faculdade de Filosofia é normalmente dividida em dois eixos: História.

A filosofia se dedica a estudar qualquer assunto, desde que um conhecimento válido possa ser produzido a partir de sua argumentação. Consiste no estudo de problemas fundamentais relacionados ao conhecimento, lógica, existência, verdade, valores morais e estéticos, mente e linguagem.

Quais livros para iniciar na filosofia?

Como descrever um filósofo ?. O Filósofo é o profissional responsável por estudar a natureza de todas as coisas e sua relação umas com as outras, os valores, significados, fatos e princípios gerais da existência, bem como a conduta e o destino do homem.

Geralmente, começamos apresentando algumas teses ou argumentos para a consideração do leitor e, em seguida, fazemos uma ou duas das seguintes coisas: Criticar o argumento ou demonstrar que certos argumentos em defesa da tese não são bons. Defenda o argumento ou tese contra uma crítica.

Como ser autodidata em filosofia ?. Para quem quer estudar filosofia por conta própria, um bom começo é buscar a literatura clássica, ou seja, livros que foram importantes ao longo dos séculos e continuam relevantes.